
Porque é tão dificil resistir a certos alimentos ?
Acontece com todo mundo, bate aquela vontade louca de consumir determinado alimento, que não necessáriamente é saudável...sabe porque ?
A Dopamina, o prazer e o paladar, influenciam profundamente nosso comportamento alimentar, por isso entender esses mecanismos é uma passo importante para mudar este padão.
Somente força de vontade não é suficiente, assim como em outros vieses, autoconhecimento é chave para ter sucesso nas suas escolhas !
Desejo x Prazer
Muita gente acredita que comemos apenas pelo prazer, mas não é isso, na verdade o desejo de comer é o principal responsável pelo excesso de consumo.
E isso acontece porque nosso celebro trabalhar com diferentes sistemas de recompensa, entre os quais a Dopamina ( o deseja de fazer algo) e a Endorfina ( o Prazer presente)
A Dopamina nos faz querer fazer algo, é a responsável por exemplo por nos fazer querer colocar uma roupa e ir correr, mas durante o excercício quem assume é a Endorfinal, essa nos proporciona o prazer imediato.
Trazendo isso para a alimentação, a Dopamina, nos faz querer comer algo, mas muitas vezes quando comemos não temos a mesma sensação de bem estar que pretendiamos alcançar quando decidimos comer aquele alimento, isso é porque a dopamina não causa essa sensação e sim a endorfirna
O mesmo vale para fazer compras, a Dopamina é a responsável por clicar no botão de comprar, mas quando o produto chega nem sempre temos a mesma felicidade que tivamos ao clicar em comprar, especialmente quando isso chega junto com a fatura do cartão :)
Por isso é importante entender que o Desejo (Dopamina) é o responsável por atuar como um "motor" que nos impulsiona a buscar a recompensa alimentar, e não necessáriamente nos fornece prazer ao executar a atividade de comer por exemplo.
Com isso em mente, porque então nosso célebro busca alguns alimentos específicos ?
Porque a industria alimentar projeta esses alimentos para que eles ativem nossos sistemas de recompensa de forma intencional, com combinações de Açucar, gordura, sal e aditivos que tornam esses alimentos altamente palatáveis e difíceis de resistir.
O objetivo é óbvio o maior consumo de tais alimentos, mesmo que não tenha fome.
A Palatabilidade dos alimentos pode sobrepor os sinais de saciedade, dificultando o controle e fazendo com que a gente coma mais, mesmo sem fome !
Esses sentidos nossos são primordias e embutidos em nosso DNA, todos já ouvimos alguma história que eles eram necessárias na antiguidade para a sobrevivência da nossa espécie, quando a comida era escassa e difícil de se conseguir.
O que Fazer então ?
O Primeiro passo é ter auto conhecimento e conciencia dessa situação, e desta forma podemos fazer escolhas menos impulsivas.
Atrelado a isso é importante ter uma estratégia traçada e eficaz para aos poucos mudar a forma como o seu subconsciente lida com alguns alimentos, fazendo isso a comida deixa de ser um fardo e passa a ser uma conquista real.
Tenho vários pacientes que passaram por esse processo e agora tem uma relação diferente com a comida, nunca é fácil, mas é possível, planejando e com pequenas conquistas diárias conseguimos mudar, melhorar e prosperar !
Gostou ? tem dúvias, fala comigo !
Post no Instagram Clique Aqui !


