
RED-S e baixa performance
Notou baixa performance ultimamente nas suas atividades, pode ser o RED-S, já ouviu falar ?
O RED-S (Relative Energy Deficiency in sport) é uma condição resultante da baixa disponibilidade energética, intencional ou não que afeta funções fisiológicas essenciais, incluindo metabolismo, imunidade, saúde óssea e função mestrual
A Baixa disponibilidade energética pode ocorrer mesmo sem a perda de peso. É o desequilibrio crônico entre ingestão e gasto energético, prejudicando o funcionamento do organismo mesmo em corpos aparentemente saudáveis.
Apesar da antiga associação com a tíade da mulher atleta, o RED-S foi proposto para amplirar o olhar clínico e científico, antes somente mulheres eram diagnosticadas com essa sindrome, mas após estudos viu-se que ela também esta presente em Homens, causando repercussões hormonais, imunológicas e ósseas importantes
Normalmente o RED-S esta ligado á:
Fadiga crônica
Alterações de humor
Lessões Recorrentes
Queda de Performance
Distúrbios gastrointestinais
Alterações no ciclo menstrual (ou redução da libido no caso masculino)
O RED-S Compromete o desempenho esportivo a curto e longo prazo com:
Redução da força e resistência
Menor capacidade de adaptação ao treino
Risco aumentado de overtraining e lesões por estresse
Para se recuperar desta sindrome pode ser necessário um acompanhamento multidisciplinar incluindo Nutricionistas, médicos, psicologos, e ajuste de carga de treino.
Isso vai depender do grau em que a sindrome esta afetando esta pessoa, eu posso te ajudar a entender se você esta em RED-S e recomendar um tratamento.
Recebo pacientes no consultório se queixando de cansaço extremo, queda de performance ou alterações no ciclo mestrual e quando relacionadas com restrição alimentar, pode ser um sinal de RED-S, o nosso corpo é projetado parar nos dar sinais, avisos, para que possamos tomar uma ação antes de ter uma lesão por extresse ou algo pior.
Tenha sempre em mente que restrição alimentar não é sinal de disciplina, é um risco clínico
O Calculo correto da quantidade de calorias a ser consumida, principalmente para quem pratica atividade física, é fundamental para um bom equilibrio entre performance, saúde e qualidade de Vida !
Não é incomum receber pacientes que me dizem que apesar de estarem aplicando restrições alimentares, eles não conseguem a redução de peso que buscam e em alguns casos acontece o contrário, ganho de peso, isso é porque nosso corpo ajusta o gasto calórico conforme a necessidade dele, e se ele entende que o intake de alimentos esta muito baixo, ele vai baixar ainda mais a taxa metabólica basal, fazendo consumir cada vez menos calorias, e isso associado a atividades intensas, pode causar os sintomas relatados acima !
Viva bem ! Viva Feliz, com uma alimentação adequada para você, se gostou e quer saber mais, fale comigo !
Post no Instagram Clique Aqui !