
Preciso de gel para correr ?
Saiba quando o Gel é necessário e o quanto deve ser ingerido.
Para aqueles que estão iniciando na corrida, uma dúvida comum é em relação ao consumo de gel durante os treinos e provas. Afinal muitos já viram outros corredores fazendo uso disso.
Vou explicar aqui quando o Gel é necessário e como ele deve ser ingerido.
Primeiramente se a sua atividade física leva menos de 1 Hora, não é necessário ingestão de Gel, essa é a recomendação do American college e seguida pelos Nutricionistas.
Para aqueles que realizam atividade física com mais de 1 hora de duração a ingestão de carbohidrato passa a ser recomendada com a seguinte formula :
Até 2h30 de 30 a 60g por hora de carbo
A partir de 2h:30 até 90g por hora de carbo
Essas são recomendações gerais do American College (ACSM) pra esportes de endurance
Mas veja bem, isso é ingestão de Carbo !
Quer dizer que não necessáriamente precisa ser Gel, porém o Geis facilitam essa missão, vamos entender mais sobre os geis.
O Gel de Carboidrato se tornou mais popular nos ultimos anos, antes disso os corredores utilizavam-se de outros produtos como paçoquinha, bananada e em alguns casos até sacolés de purê de batata, mas com a tecnologia e popularização dos esportes de endurance, a demanda por produtos específicos aumentou e atuamente temos uma grande variedade de geis de carbohidrato ou somente "Carbo" como é popurlamente conhecido, existes diversos sabores, formatos, consistencias e formulas.
O importante a saber do Gel, é a sua composição e quantidade de Carbo que ele possui, isso vem escrito no rótulo, normalmente eles tem ente 18 e 40g de Carbohidrato em cada sache, mas isso depende da marca, e o mercado esta continuamente evoluindo com novos podutos.
A Mistura deles normalmente contém maltrodextina, frutose e ou glicose, depende muito do gel, e a diferença nessa mistura pode ajudar no trato gastrico causando menos desconforto. Isso é bem particular de cada pessoa e a melhor forma de saber qual funciona melhor para você é experimentando. Será sempre necessário uma adaptação do intistino, algo que com uma estratégia alimentar você pode ajustar.
Outra coisa que é normal hoje em dia no Gel é vir outros components como cafeína, sódio, nitrato, etc. existem diferente componentes que as marcas adiciona, prometendo ganhos de performance.
Para mim o mais importante é saber se tem cafeína, o que dependendo do usuário precisa de uma estatégia específica, quanto ao sódio, quendo presente no gel, vai trabalhar junto com a estratégia de reposição de eletrolitos, e tem que ser ajustado a ingestão de acordo.
A ingestão do gel é normalmente feita com um pouco de água para tornar a absorção mais fácil pelo organismo, eu gosto de bochechar antes de engolir, acredito que isso ajude também.
a quantidade a ser ingerida e de quanto em quantos minutos, tem que ser calculada e específica para cada treino ou prova e levar em consideração o esforço e a quantidade de tempo.
Tem uma calculadora no meu site para isso, Clique Aqui para acessar !
Algumas dicas úteis e sobre o consumo de gel são :
Experimente diferentes geis e veja qual é o melhor para você, isso é individual
Treine seu intistino para o uso do Gel, não tome em uma prova sem antes ter testado no treino
Não use algo diferente do treino
Faça uso com água, ingira o gel e depois tome um gole de água, se puder sincronicar a estratégia de hidratação com a de gel, melhor ainda.
Gel de cafeína, não é para todos !
o Gel leva em torno de 10 minutos para fazer efeito, então ajuste a ingestão, não adiantar tomar gel faltando 1 ou 2 KM para o final da prova dependendo do seu pace, isso nao vai fazer diferença.
E por fim, lembre-se que nada substitui uma consulta com a Nutricionista, ela poderá elaborar uma estratégia de ingestão de carbo específica para sua necessidade, isso é muito recomendado em provas longas de 21KM para cima, onde é extremamente importante a estratégia alimentar.
Gostou ? ficou com dúvida ou quer saber mais, entra em contato comigo.
Post no Instagram Clique Aqui !


